quinta-feira, 13 de outubro de 2011

9 de Outubro: 750º aniversário de D.Dinis






Olá,
Eu sou o D. Dinis,

Nasci a 9 de Outubro de 1261, há precisamente 750 anos. Sou filho do rei D. Afonso III e D. Beatriz de Castela.
Fui aclamado rei em 1279, com apenas 17 anos de idade. Governei o reino de Portugal durante 46 anos.
Todos me conhecem por Rei Lavrador. Este cognome deve-se ao facto de eu ter mandado plantar o Pinhal de Leiria. Sempre gostei muito de escrever e dediquei algum tempo da minha vida a escrever cantigas de amigo, de escárnio e mal-dizer. Tenho uma vasta obra literária e, por essa razão me chamam Rei Poeta. Instituí o Português como língua oficial no nosso reino.
Fui responsável pela fundação da primeira universidade portuguesa que se instalou primeiro em Lisboa e, posteriormente, foi transferida para a bela cidade de Coimbra.
Através do tratado de Alcanizes, defini as fronteiras de Portugal, tal como praticamente se conhecem hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário